-
Arquitetos: o2 Arquitectos
- Área: 228 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Nicolás Saieh
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Dap Ducasse, MK, Topwood
Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenvolvimento do projeto para esta moradia unifamiliar no bairro Golf de Las Condes, Santiago, Chile, foi um grande desafio devido à difícil forma do terreno, com uma frente de pouco mais de 5 metros e uma geometria irregular que se alargava na parte posterior em formato de "L". A implantação da casa teve de ser projetada de maneira a aproveitar ao máximo os espaços, atendendo a necessidade de estacionamentos e procurando criar uma área de jardim mais privativa, separada do acesso.
Optou-se por posicionar a casa o mais à frente possível, alinhando o programa à geometria do terreno com um primeiro nível composto por áreas comuns interligadas pelas portas de correr (cozinha, sala de jantar e sala de estar), e desenvolvendo um segundo nível em um retângulo estreito com quartos ao norte e um corredor ao sul, terminando com um volume que gira seguindo a forma do terreno, criando a ruptura do projeto que abriga a área principal dos dormitórios e sob ela um terraço coberto.
Para o projeto, foi dada especial atenção à integração da luz natural, criando um pátio de luz no primeiro nível voltado para o acesso, e utilizando várias claraboias e entradas de luz indireta, como os volumes que foram desenhados no corredor dos quartos (pequenas caixas que se projetam para a fachada sul), criados especialmente para gerar espacialidade e luminosidade.
Em termos de materialidade, a ideia era criar um visual bastante industrial, com um certo aconchego, por isso, optou-se por um primeiro nível com paredes de concreto aparente, piso polido e vitrificado e tetos de madeira tratada termicamente que se projetam para o terraço com grandes janelas, todas com possibilidade de deslizar até se tornarem um único painel, permitindo a ligação completa dos espaços sala de estar/sala de jantar/terraço; E um segundo nível com revestimento externo para fachada ventilada de painéis Hunter Douglas.
Decidiu-se projetar uma piscina estreita, longa e elevada, gerando a altura necessária em todo o seu contorno para criar um banco e assim configurar o espaço do terraço. Da mesma forma, a pequena área que restava na parte posterior foi projetada para abrigar uma longa mesa de churrasco com piso de pedra.